28 de abril de 2011

De volta à África - Zimbábue

Depois de nossa viagem para a Turquia, voltamos novamente nossa atenção para a África. Terminamos nossa viagem pela África do Sul, mas não pelo continente. Lembram-se? Por isto estou publicando um novo vídeo sobre a região. Desta vez vamos falar do Zimbábue.  Este país com mais de 12 milhões de habitantes é muito visitado por quem viaja para a África do Sul, pois existem voos diários ligando os dois destinos. No Zimbábue a cidade mais visitada pelos turistas é Victoria Falls, justamos devido às imensas cataratas que lhe emprestam o nome. São quedas impressionantes cercadas de uma natureza intocada. Uma garganta com mais de um quilômetro e meio  para onde despencam com força as águas do rio Zambezi. A cidade é pequena, mas conta com bons hotéis e todos os serviços que o turista necessita. Além de visitar as cataratas, existem vários outros passeios que podem ser feitos a partir da cidade: sobrevoo de helicóptero, safári fluvial no rio Zambezi, passeio com os leões, entre outros. Eu fiz todos e adorei! Quer conhecer o Zimbábue? Então assista ao vídeo abaixo e viaje comigo!
Grande abraço,

Peter Goldschmidt
www.familiagold.com.br  //  www.goldtrip.com.br
** O  vídeo mencionado se refere à viagem da Família Goldschmidt a África do Sul em Setembro/2010.

19 de abril de 2011

Güle-güle Türkiye!


Família em Istambul

Hoje é nosso último dia na Turquia. A viagem foi fantástica, completa, perfeita! Encantei-me com este país assim que pisei nele. Outro mundo, outra cultura, uma mistura de civilizações, raças, religiões e histórias. Uma verdadeira ponte entre o oriente e o ocidente.

Em nossa despedida da Turquia quero agradecer a MTI Travel que nos proporcionou esta viagem, especialmente ao pessoal de Ertan e Tolga. Quero também agradecer ao guia Emin, que nos revelou Istambul. Um “thanks” especial vai para o guia Polat e o motorista Ismail que nos acompanharam durante a maior parte do tempo em nosso giro pelo Turquia. Posso garantir que a paciência deles é muito grande, pois nós da Família Goldschmidt sempre queremos um pouco mais de cada passeio e paramos quase toda hora para fotografar e filmar. Guiar-nos é uma experiência cansativa. Rsrsrsrsrs!  

Quero terminar falando do povo Turco. Encontrei durante estes 17 dias muitas pessoas amáveis, simpáticas  e sempre prontas a ajudar. Elas representaram muito bem esta nação e nos sentimos bem acolhidos por todos. Em geral as pessoas são educadas, gentis e muito hospitaleiras.  Os turcos também são ótimos negociantes, sempre abertos a uma boa pechincha. Gostam de fazer um bom negócio, mas se você não compra nada, eles continuam sorrindo e lhe tratando bem. Sempre simpáticos. Apesar de a língua turca ser um pouco complicada para nós, conseguimos nos comunicar bem através do inglês, do espanhol e da mímica, uma espécie de “linguagem universal”.
A comida é um pouco mais temperada que a do Brasil, mas muita variada e saborosa. Usam muitos temperos diferentes e exóticos. Eles também são loucos por Iogurte. Ele aparece nas refeições de várias formas e tem até uma bebida feita com ele: o Ayran. É uma bebida que mistura doce com salgado. Eu não gostei muito, mas eles adoram. Os doces são saborosos e variados. Procure provar a “Delicia Turca” uma espécie de goma com açúcar. O sabor faz jus ao nome. Prove de tudo, experimente! Afinal, conhecer um país e também conhecer os seus sabores.

As estradas são em geral de boa qualidade. Encontrei muitas rodovias em obras nos quase três mil quilômetros de rodamos pelo país. Há bons postos de serviços e muitos policiais nas estradas. A polícia é séria e confiável, o único problema para nós brasileiros é o idioma. O combustível é caro, cerca de R$ 3,50 o litro (Abril/11).

A alta temporada para turismo na Turquia começa em Abril e vai até Novembro. Dentro destes, o pico é entre Junho a Agosto, por serem também os meses mais quentes. Em alguns lugares a temperatura chega fácil aos 45 graus centrígrados. No inverno também é possível viajar. É mais frio, mas tem suas vantagens: Tem menos turistas, é mais barato e a neve dá um toque especial na paisagem.
A moeda é a Lira Turca, que hoje (Abril/11) tem um valor 10% menor que o Real. Os preços em geral são mais baixos que o Brasil. Posso dizer que em média 30% mais baixos (Abril/2011). O artesanato é rico e variado. Da vontade de levar tudo. Em geral é mais barato fora de Istambul onde você consegue negociar melhor. Cada região tem o seu próprio artesanato, então vale a pena ir comprando aos poucos. 
 Levo da Turquia lindos presentes, mas principalmente boas memórias, ótimas experiências e muitos amigos. Espero voltar em breve. Se quiser conhecer a Turquia e ver tudo com seus próprios olhos, entre em contato conosco através do site da Gold Trip (www.goldtrip.com.br). Até breve!

Deixo vocês com algumas fotos “meio diferentes” da nossa viagem.
Espero que  gostem.

Güle-güle Türkiye!

Casando com a filha
Com Natur e Tolga



Com Polat e Ismail
Deuses Gregos

Pumukkale

No Mar Egeu

Muito cansados
Viaje Comigo no balão
Amor pela Turquia
Mulher Vaso - Ankara


Museu da Anatólia
Quem tem mais estilo?

Caravan Sarray
Chafariz em Éfeso


Sandra e seus gatos turcos
Voando em Pamukkale


















Pudor em Afrodisias










Mercado Egípcio














































































Cidade Subterrânea na Capadócia
Hagia Sofia




















18 de abril de 2011

Cavalos de Tróia


Estreito de Dardanelos

Até pouco tempo atrás sua existência era apenas um mito. Somente no final do século XIX, com a descoberta do sitio arqueológico de Tróia é que esta cidade, imortalizada por Homero no clássico Ilíada, ganhou contornos de realidade. No livro, Tróia foi o palco de uma lendária batalha contra os Gregos, depois que um dos seus príncipes raptou Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. O nome ilíada vem do nome grego para Tróia, Ilios. 

As ruínas não são muito grandes e ainda há muito que ser escavado. Na verdade, no sitio arqueológico há vestígios de nove cidades de Tróia, uma construída sobre a outra. O estrato mais antigo remonta a 2.500 a.c. e o mais recente ao império Romano. Andamos por todas as ruínas e tiramos várias fotos em uma réplica do famoso Cavalo de Tróia, supostamente usado pelos Gregos para conquistar a cidade. Há dois cavalos, um na entrada das ruínas e outro no centro da cidade de Çanakkale (20 km de distância). Este último foi usado no recente filme Tróia e depois presenteado por Hollywood à cidade.

No nosso caminho para Tróia fizemos uma parada para um “xixi básico”. Para nossa surpresa encontramos um banheiro diferente. Todos eram decorados com bugigangas de plástico, fotos, desenhos, flores falsas, enfim tudo o que você pode (e não pode) imaginar. Foi um xixi meio estranho com todos os bonecos olhando pra você. Sinistro!

Agora nosso roteiro nos levou a deixar o mar Egeu para trás para atravessarmos o estreito de Dardanelos, novamente para o lado europeu da Turquia. Vamos descansar um dia em Istambul e depois voltar para casa. Amanhã vou preparar um resumo de nossa viagem e publicar algumas fotos inéditas. 
Espero vocês aqui! Güle-güle!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11



Ruínas de Tróia
Família no Mar Egeu

Banheiro diferente
Cavalo de Tróia de Çanakkale




Cavalo de Tróia das Ruínas


Tróia




Por do sol em Dardanelos
Atravessando Dardanelos



14 de abril de 2011

De Maria a Ártemis

Kusadase
A riqueza arqueológica da Turquia me impressiona dia a dia. Sabe aquelas cidades antigas citadas na Bíblia e nos livros de história que você sempre imaginou como seriam, mas nunca pensou em conhecer? Pois é, muitas delas estão aqui na Turquia. Uma delas é Éfeso, citada várias vezes no Novo Testamento e a quem Paulo dedicou uma de suas epistolas (Carta aos Efésios).  As ruínas desta antiga cidade ficam a apenas alguns quilômetros de Kusadase, onde estamos alojados.  No entanto, antes de visitar este sitio arqueológico, fomos conhecer dois marcos do cristianismo na região. Uma delas é a casa onde, segundo a tradição, morou Maria, mãe de Jesus. Na verdade a casa mais parece uma pequena capela, com uma grande imagem de Maria e vários desenhos e relíquias.  O lugar é muito bonito, no alto de uma montanha repleta de bosques. O que destoa um pouco desta paisagem são as hordas de turistas e seus ônibus. É muita gente. Muita mesmo. Todos querem visitar este lugar.

Outro atrativo interessante, porém menos concorrido, é a Basílica de São João. Foi nesta região que o apóstolo de Jesus passou seus últimos anos, depois da sua prisão na ilha de Patmos (aqui perto). Seu corpo foi enterrado sob uma imensa igreja construída em sua homenagem. A igreja está em ruínas, mas vale uma visita.

O ponto alto do dia foi a visita a Éfeso, a cidade greco-romana que já foi uma das maiores e mais importante  do mundo. As ruínas desta cidade são bem grandes e ainda estão sendo estudadas. Éfeso foi um importante porto comercial e aqui viveram grandes filósofos e pensadores. A fachada de sua biblioteca ainda está de pé e é um dos cartões postais da cidade. O Teatro também impressiona pela sua grandiosidade, pois foi um dos maiores da sua época com capacidade para mais de 25 mil pessoas. As arquibancadas ficavam de frente para o mercado, o porto e o mar. Interessante é que nos últimos dois mil anos, toda a região do porto foi assoreada e o mar recuou cerca de oito quilômetros. A perda do acesso fácil ao mar Egeu contribuiu para declínio da cidade no século VIII.

Perto das ruínas de Éfeso ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Templo de Ártemis, a deusa romana da caça, da infância e da virgindade. O templo foi totalmente destruído no século V, mas seu lugar é marcado por uma única coluna que permanece em pé. Uma réplica do templo, bem como várias estátuas de Ártemis podem ser vistas no Museu de Éfeso que fica na cidade de  Selçuk (próximo à Basílica de São João).
Foi mais um dia de arqueologia e mais um banho de história. Realmente a Turquia é um país fantástico que vale a pena ser visitado com calma. Yarin Görüsürüz! (até amanhã em Turco)
** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11

Teatro para 25 mil pessoas
Túmulo de São João








Ártemis de Éfeso
Mosaico em Éfeso


Casa da Virgem Maria
Família na Latrina Romana


Basílica de São João
Multidão em Éfeso

Templo de Ártemis








Biblioteca de Celsius

















13 de abril de 2011

Afrodite de Afrodisias


Decorações

Saímos cedo de Pamukkale e nos despedimos da impressionante costa branca. Nossa viagem de 90 minutos só foi interrompida com uma parada em um pequeno restaurante na estrada, onde provamos um doce típico da região: Iogurte, mel e sementes de papoula. Isso mesmo, a mesma flor de onde se extrai o ópio. Não, não dá barato! O doce sim é delicioso. Provamos também o suco de romã. Aqui as romãs são bem maiores das que conheço no Brasil, são maiores que uma laranja. O suco é acido e doce. Uma delícia!
Nossa viagem nos levou a um impressionante sítio arqueológico, as ruínas da cidade de Afrodisias.  A cidade tem este nome pois nela havia um importante (e grandioso) templo dedicado a deusa grega Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Afrodite era uma entidade adorada desde o antigo Egito com o nome de Ishtar e que depois foi adorada também pelos romanos com o nome de Vênus. Lembra-se da Vênus de Milo, aquela estátua sem os braços que está exposta no museu do Louvre, em Paris? Sim, estamos falando da mesma deusa. 

Por ser a cidade da deusa da beleza, muitos artistas de todo o império vieram morar ali. Inclusive, havia em Afrodisias uma escola de arte. Isto, somado a uma mina de mármore que oferecia matéria prima de qualidade e em quantidade, resultou em uma obra artística vasta e impressionante. As esculturas estão por toda a cidade, as colunas são ricamente adornadas e o mármore cobre quase todos os principais edifícios. Um lugar impressionante pela sua beleza, conservação e grandeza. Um dos lugares mais belos da cidade é o Bouleuterion, uma sala de conselho em forma de semicírculo, toda decorada em mármore com diferentes tons. Outro lugar importante é o próprio tempo de Afrodite. Embora parcialmente destruído, ainda transmite muito de sua grandiosidade original. Sua entrada, o Tetrapylon é um dos prédios mais importantes e bem restaurados do complexo. Quando vier conhecer esta cidade, não deixe de conhecer também o estádio, onde aconteciam as corridas e algumas lutas entre gladiadores.
Afrodisias nos impressionou, mas temos que seguir viagem. Hoje vamos dormir em Kusadase, uma cidade litorânea perto de outros importantes pontos turísticos da Turquia. Amanhã eu conto mais. Inté mais!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11

Teatro
Templo de Afrodite
Afrodite, a Bela
Será que cai?
































Família Goldschmidt
Mármore por toda parte











Bouleuterion
Museu de Afrodisias












Tetrapylon
Estádio