Lago Salgado |
Hoje saímos de Ancara em direção à Capadócia, em uma viagem terrestre que durou cerca de quatro horas. O caminho foi através de boas estradas e quase todo plano. Encontramos neste época uma paisagem bem verde, com muitas fazendas e ovelhas. No caminho paramos para conhecer o Tuz Gölü, o segundo maior lago da Turquia. A tradução do seu nome é Lago de Sal, pois suas águas têm uma concentração de 33% deste mineral. Deste lago é extraído o sal usado nas casas e nas industrias, bem como na produção de cosméticos e artesanato. O curioso é que apesar de muito grande, ele tem pouca profundidade. O seu local mais fundo tem pouco mais de 1 metro, enquanto na maior parte de sua área a profundidade não ultrapasse 10 ou 20 centímetros.
No começo da tarde chegamos à Capadócia, mais precisamente na vila de Uçhisar, mas a chuva atrapalhou um pouco nossos planos e deixamos os principais passeios para amanhã. A Capadócia é uma região que variou de tamanho nos últimos quatro mil anos. Hoje pode-se dizer que sua aérea corresponde a um triangulo equilátero com aproximadamente 20 quilômetros de cada lado. A sua principal cidade é Nevsehir, mas pequenas vilas como Göreme, Avanos e Ürgüp, além da própria Uçhisar, são as mais procuradas pelo turismo por estarem bem próximas aos principais atrativos.
A Capadócia é famosa devido a sua formação geológica. Há muito tempo os vulcões (hoje inativos) cobriram a região com Tufo, um cimento formado por cinzas e água, que é muito poroso, leve e maleável. Depois disto, o vento e a chuva fizeram um fantástico trabalho de erosão esculpindo a rocha criando cones e monolitos de pedra. Como a rocha era facilmente escavada, os homens começaram a escavar cavernas e viver nelas.
O nosso hotel, o CCR é um dos muitos com seus quartos escavados na rocha. É impressionante! O nosso quarto parece uma grande caverna, mas com o luxo e sofisticação da vida moderna. São três ambientes, TVs tela plana, jacuzzi e um banheiro enorme. Tem lareira e tudo. Se os homens das cavernas me vissem agora morreriam de inveja! O hotel tem vários níveis, acima e abaixo da superfície. Em um deles está o Spa, que possui um tratamento bem pouco conhecido. É a sala de Sal, um quarto completamente coberto de sal trazido de Israel. Dizem que 40 minutos por dias dentro deste ambiente respirando o ar salgado ajuda no tratamento da asma e de outras doenças respiratórias.
Nosso dia terminou com um jantar, onde nos encontramos alguns amigos, alguns dos quais responsáveis por nossa vinda à Turquia. O Tolga, um amigo Turco que fala um excelente português, os guias Polat e Husnü, além de Ertan e Sezgin, ambos proprietários do receptivo MTI, nosso anfitrião aqui na Turquia. Depois na nossa conversa, voltamos para nossa “caverna”, pois preciso dormir cedo. Amanhã, a Capadócia me aguarda!
Iyi aksamiari (boa noite em Turco)
Peter Goldschmidt
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário