9 de junho de 2011

Quênia – Reserva Maasai Mara

Jumbo e Sopa! 
Estas foram as duas palavras que mais escutamos em nossa viagem até agora. Ambas querem dizer a mesma coisa: “Olá!”, A primeira em Kisuahili e a segunda em Maasai. 

Chegamos agora na Reserva Maasai Mara, a mais importante do Quênia, santuário para milhões de animais e terra natal da tribo Maasai. Há duas maneiras de chegar a esta reserva desde Nairobi: Voando em pequenos bimotores em uma viagem de 40 minutos ou via terrestre em um percurso de até 5 horas. Optamos pela segunda, pois queríamos conhecer a paisagem, as vilas, enfim, entender melhor o país.
Em nossa viagem visitamos vários lodges e acampamentos para saber qual a melhor maneira de se hospedar por aqui. Os lodges oferecem cabanas completas e os camps tendas. Mas não confunda estas tendas com as barracas usadas nos campings do Brasil. Na África a coisas são diferentes. E para melhor! As tendas são de luxo, enormes, com 30 ou 40 mts2 e todo o conforto de um apartamento de hotel. Têm camas king size, mobiliário completo, banheiro com banheira, luz elétrica, água quente, enfim tudo o que precisa para uma boa e confortável estadia e integração total com a natureza. Afinal, dormindo em uma tenda você pode ouvir os pássaros e animais que circulam pela mata ao redor. É uma experiência fantástica. 

Seja qual for a maneira escolhida para chegar aqui ou para se hospedar, posso afirmar que a reserva Maasai Mara foi para mim uma experiência espetacular. Vimos várias espécies de animais em quantidades de tirar o fôlego. Esta é a principal diferença entre as reservas daqui e da  África do Sul: a quantidade.  O parque é todo coberto por suaves colinas forradas por uma savana baixa.  Enxerga-se longe e por isto é mais fácil encontrar as manadas. Além disto, o Maasai Mara é o local de migração de milhões (isto mesmo, milhões) de guns, zebras, além da gazela de Thompson. Durante todo o ano eles fazem um percurso circular entre este parque e o Serengueti, na Tanzânia. No inicio de Agosto eles cruzam o rio Mara e permanecem no Maasai Mara até Outubro. Esta travessia do rio é um dos pontos altos da migração e atrai milhares de turistas. Todo o parque se transforma em um paraíso para fotógrafos e amantes da natureza. Mesmo em outras épocas do ano, podemos ver grandes manadas, além de muitos javalis, girafas, elefantes, búfalos e outros animais. Mas este grande desfile de animais não faz somente a alegria dos turistas. Junto com as manadas, chegam também os grandes predadores como os Leões, os Leopardos, os Guepardos e as hienas. Eles vêm atrás da comida farta e fácil. Por isto, a Reserva Maasai Mara é o melhor lugar para observações de carnívoros em ação.  Em apenas um dia  vimos um grupo de 20 leões descansado, dois machos caçando e uma grande família de leões se banqueteando com uma zebra. Incrível! Com certeza é um dos melhores lugares do mundo para se observar a natureza em seu clico natural. Veja as fotos abaixo. Quem sabe você não se anima para vir pra cá. Para isto, basta procurar a Gold Trip

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt

Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. 
www.goldtrip.com.br  //  www.familiagold.com.br  

* Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
** Este diário refere-se a viagem da  Família Goldschmidt  ao Quênia em Junho 2011
.



Peter e gazela
Zebras na Savana



Casal de girafas
Rei da Savana

Leões se alimentando
Briga de chifres


Safári

Nenhum comentário:

Postar um comentário