20 de junho de 2011

Tanzânia - Serengeti

Hakuna Matata!
Chegamos ao mais conhecido parque nacional da Tanzânia e talvez de toda a África, é o Parque Nacional Serengeti. Ele está localizado no norte do país e é gigantesco, com mais de 30 mil quilômetros quadrados e abrigando mais de 70 espécies de mamíferos. A viagem até ele pode ser feita de avião, desde Arusha, ou de carro. Esta segunda opção é bem cansativa, pois boa parte das estradas é de terra. São cinco horas desde o lago Manyara ou três desde Ngorongoro. Mesmo para se fazer os safáris dentro do parque anda-se muito, pois os animais se concentrar em diferentes zonas durante diferentes épocas do ano. O Serengeti ficou famoso por abrigar um dos mais impressionantes fenômenos da vida selvagem, a Migração Circular dos Gnus. Durante todo o ano, cerca de dois milhões de Gnus, acompanhados de zebras e Gazelas de Thompson percorrem as diversas áreas do parque em busca de água e pasto fresco. O movimento se faz em gigantescas manadas que se movem criando um espetáculo grandioso.  São poucos os lugares do mundo onde se podem observar tantos animais juntos. O ponto alto desta jornada acontece no final de Julho, quando as manadas atravessam os rio Mara em direção ao Quênia. Imagine milhares de animais saltando nas águas de um rio repleto de crocodilos e hipopótamos, lutando contra a correnteza e os predadores para chegar à outra margem. Milhares de pessoas de todas as partes do mundo vêm assistir a este espetáculo. Mesmo fora desta época, observar a grande migração no Quênia ou na Tanzânia é impressionante. 

Por causa da migração o Serengeti é conhecido com um excelente lugar para observar os grandes felinos com o leão, o leopardo e o guepardo. Com tanta comida caminhando pelo parque, é lógico que os predadores vão se aproveitar. Não é difícil presenciar um momento de caça ou de alimentação. Mas há muitos outros animais para se ver no Serengeti. Além dos felinos, podemos observar girafas, javalis, elefantes, antílopes, chacais, avestruzes e muito mais. Mas é preciso ter paciência e rodar muito pelas estradas empoeiradas. Mas o preço vale a pena. Uma visita imperdível é a piscina de hipopótamos, uma curva de rio repleta destes animais gigantes e muito agressivos. Eles são os que mais matam pessoas na África. São muito territoriais e não gostam de nada nem ninguém entre eles e a sua piscina predileta. Neste local, é possível observá-los muito de perto sem correr nenhum risco. Mas é bom sempre ter cuidado. 
Ficamos dois dias no Serengeti fazendo vários safáris e observando os animais de todas as maneiras possíveis. Saímos cansados, mas muito, muito felizes. Foi uma experiência diferente que recomendo para quem gosta da natureza.
Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. www.goldtrip.com.br  //  www.familiagold.com.br  

* Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
** Este diário refere-se a viagem da  Família Goldschmidt  ao Quênia em Junho 2011
.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário