13 de abril de 2011

Afrodite de Afrodisias


Decorações

Saímos cedo de Pamukkale e nos despedimos da impressionante costa branca. Nossa viagem de 90 minutos só foi interrompida com uma parada em um pequeno restaurante na estrada, onde provamos um doce típico da região: Iogurte, mel e sementes de papoula. Isso mesmo, a mesma flor de onde se extrai o ópio. Não, não dá barato! O doce sim é delicioso. Provamos também o suco de romã. Aqui as romãs são bem maiores das que conheço no Brasil, são maiores que uma laranja. O suco é acido e doce. Uma delícia!
Nossa viagem nos levou a um impressionante sítio arqueológico, as ruínas da cidade de Afrodisias.  A cidade tem este nome pois nela havia um importante (e grandioso) templo dedicado a deusa grega Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Afrodite era uma entidade adorada desde o antigo Egito com o nome de Ishtar e que depois foi adorada também pelos romanos com o nome de Vênus. Lembra-se da Vênus de Milo, aquela estátua sem os braços que está exposta no museu do Louvre, em Paris? Sim, estamos falando da mesma deusa. 

Por ser a cidade da deusa da beleza, muitos artistas de todo o império vieram morar ali. Inclusive, havia em Afrodisias uma escola de arte. Isto, somado a uma mina de mármore que oferecia matéria prima de qualidade e em quantidade, resultou em uma obra artística vasta e impressionante. As esculturas estão por toda a cidade, as colunas são ricamente adornadas e o mármore cobre quase todos os principais edifícios. Um lugar impressionante pela sua beleza, conservação e grandeza. Um dos lugares mais belos da cidade é o Bouleuterion, uma sala de conselho em forma de semicírculo, toda decorada em mármore com diferentes tons. Outro lugar importante é o próprio tempo de Afrodite. Embora parcialmente destruído, ainda transmite muito de sua grandiosidade original. Sua entrada, o Tetrapylon é um dos prédios mais importantes e bem restaurados do complexo. Quando vier conhecer esta cidade, não deixe de conhecer também o estádio, onde aconteciam as corridas e algumas lutas entre gladiadores.
Afrodisias nos impressionou, mas temos que seguir viagem. Hoje vamos dormir em Kusadase, uma cidade litorânea perto de outros importantes pontos turísticos da Turquia. Amanhã eu conto mais. Inté mais!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11

Teatro
Templo de Afrodite
Afrodite, a Bela
Será que cai?
































Família Goldschmidt
Mármore por toda parte











Bouleuterion
Museu de Afrodisias












Tetrapylon
Estádio





















Um comentário:

  1. Quanta Cultura em um só país ! Uma baita aula de história a cada pedaço de chão !

    Parabéns o BLog é muito bom !

    ResponderExcluir