4 de abril de 2011

Istambul de alto a baixo (ou vice versa)

Família do sultão Goldschmidt

Hoje saímos cedo para conhecer tudo o que podíamos de Istambul. Podemos dizer que conhecemos a cidade de alto a baixo, ou melhor, de baixo a alto. Explico. Começamos nosso passeio visitando as cisternas subterrâneas da cidade, conhecidas também como catedrais submersas. São mais de 70 delas, construídas há mil e quinhentos anos ou mais. Estas imensas piscinas subterrâneas tinham o propósito de abastecer a cidade e garantir a sua resistência aos diversos cercos que sofreu (foram 21). Seus salões são imensos, alguns com mais de 10 metros de altura. A cisterna que visitamos tinha 140 metros de comprimento e 70 de largura. As colunas que sustentam seu teto (e todas as construções acima) foram construídas em diversas épocas e por isto apresentam diferentes estilos. Acredito que foram retiradas de templos e palácios mais antigos. No fundo do salão, duas bases de coluna chamam a atenção. Nelas estão esculpidas duas cabeças de medusas, uma semi-deusa da mitologia grega. O interessante é que uma foi colocada de cabeça para baixo e a outra de lado. Não entendi  o porquê!

Depois de conhecer os subterrâneos, nossa visita continuou pelas ruas de Istambul. Visitamos dois impressionantes mercados. O bazar de Istambul impressiona pelo seu tamanho e pela variedade de artigos que se vendem ali. Em suas dezenas de ruas cobertas se comercializa praticamente de tudo, desde antiguidades até camisas de futebol, passando por jóias, artigos em prata, bronze e couro. Não é o lugar mais barato de Istambul, mas com certeza um dos mais interessantes. O outro mercado que marcou nossa visita foi o Bazar Egípcio, ou Bazar das Especiarias. Os vendedores são muito simpáticos e oferecem degustação de tudo o que vendem, inclusive caviar. Os chás então! São servidos em toda parte. Em uma rápida visita devo ter tomado uns dez, um mais saboroso que o outro. Além das especiarias e condimentos vindos de todas as partes da Ásia, encontram-se no Bazar, doces Turcos, perfumes, artesanato, frutas secas e nozes. Nas ruas ao redor, vendem-se vários tipos de queijos (um mais saboroso que o outro), frutas, peixes e frutas. Uma festa para os sentidos da visão, olfato e paladar.

Para não perder o costume, visitamos mais uma mesquita, nossa terceira, só para confirmar com são lindas, amplas e impressionantes. A beleza das mesquitas está na sua amplidão, em seus vitrais e azulejos, mas também no seu silêncio e paz. É o lugar ideal para meditação e oração. 

No meio da tarde, fizemos um cruzeiro de uma hora pelo estreito de Bósforo, que divide a cidade entre a Europa e Ásia. O passeio foi muito interessante, pois nos levou para o norte de Istambul onde estão os bairros mais nobres, grande mansões, mesquitas e castelos. Passamos por baixo das duas grandes pontes que atravessam o estreito, ambas importantes meios de conexão entre os dois continentes. 

De volta ao porto, fomos para a parte final de nossa visita, o ponto mais alto da cidade, a Torre Galatá. Erguida há muitos séculos, este gigante de pedra tinha a função de vigiar a cidade contra incêndios e ameaças de invasões. No seu topo há um restaurante e um mirante externo de onde se podem avistar todos os cantos da cidade.  Literalmente o ponto mais alto de nossa visita a Istambul. 

Por hora nossa visita a Istambul termina por aqui. Foram apenas dois dias na cidade, mas já estamos todos impressionados com a beleza, diversidade, história e cultura deste rico país. Amanhã a nossa viagem segue para o interior da Turquia, mas esta história eu vou contar depois. Gule gule!

Peter Goldschmidt
www.familiagold.com.br  //  www.goldtrip.com.br
** Este post se refere à viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11
Cisterna subterrânea


Erick e Medusa


Ponte sobre o Bósforo

Bazar Egípcio


Restaurantes Flutuantes
Loja de Especiarias


Provando de Tudo
Torre Gálata







Grande Bazar


Nenhum comentário:

Postar um comentário