3 de abril de 2011

Chegamos à Istambul

Palácio Topkapi


Fizemos um vôo direto de 12 horas entre São Paulo e Istambul. Voamos pela Turkish Airlines que conta como bons aviões e excelente serviço de bordo. Gostei! A nossa alegria de chegar à Turquia só perdeu para a alegria de reencontrar nosso filho Peter Erick que está morando em Londres. Já fazia oito meses que não o víamos e estávamos morrendo de saudades. Nos encontramos no próprio aeroporto, com muita festa. 

No dia seguinte, saímos cedo para nossa primeira visita a Istambul, a única cidade do mundo dividida entre dois continentes. Metade fica na Europa e metade na Ásia. A cidade é cortada ao meio pelo estreito de Bósforo, um dos mais importantes e movimentados do mundo. Istambul é fantástica, uma mistura de passado e futuro. Altos e modernos edifícios se misturam com palácios, muralhas milenares e mesquitas, muitas mesquitas. Só em Istambul são mais de duas mil. Tem mesquita de todo tamanho, cor e idade. Interessante, é que a Turquia sabe separar bem a religião da política (o que, na minha opinião, é o ideal) A maior parte da população é muçulmana, mas convive muito bem com as minorias cristã e judia. Um bom exemplo disto a o Museu de Santa Sofia (Hagia Sophia). Ele nasceu como uma catedral cristã, depois foi convertida em mesquita e agora é um grande museu onde ícones islâmicos convivem lado a lado com santos cristãos. Um grande painel com o nome do profeta  Maomé fica pendurado justo ao lado de um mosaico da virgem Maria. Uma convivência exemplar. Hagia Sophia é enorme, linda, impactante, cheia de história e certamente uma das construções mais belas do mundo. E olha que ela já tem quase 1.500 anos. Outro lugar que me impressionou muito foi o Palácio Topkapi (Palácio da Porta do canhão). Esta foi a residência oficial dos sultões Otomanos entre os anos de 1465-1856. Como muitas construções Otomanas, o palácio é gigantesco. Dentro dele moravam quatro mil pessoas que serviam diretamente ao sultão.  Suas muralhas têm mais de cinco quilômetros de extensão. Nas salas ricamente decoradas existem várias exibições de carruagens, armaduras, roupas, utensílios e jóias. Há duas salas de tesouros. Uma delas exibe as peças e armas usadas pelos sultões, quase tudo em ouro cravejado com milhares de pedras preciosas. Na outra, são exibidas dezenas de relíquias sagradas para o islamismo com o cajado de Moisés, uma panela de Abraão, o crânio de João Batista, A espada de Davi, além das vestes e fios da barba do profeta Maomé. É um lugar considerado tão sagrado que, durante 24 horas por dia, sempre tem alguém recitando trechos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. 

Em um lugar onde a religião é tão presente, nossa terceira visita só poderia ser em uma mesquita, por sinal uma das mais belas e grandiosas da cidade. Na Mesquita Azul você tem oportunidade de acompanhar as orações diárias e visitar partes de suas dependências. A mesquita é ampla, clara e possui lindos mosaicos e vitrais de cor azul (daí o nome). Sua grande abóboda só é superada em tamanho e altura pela de Hagia Sophia. O piso é coberto por um carpete vermelho ricamente decorado com motivos de tulipas. Esta por sinal é a flor símbolo da Turquia, presente em todas as praças da cidade. Dizem que as primeiras tulipas que chegaram a Holanda vieram daqui e foram presente do sultão Mehmed II, o conquistador, no século XV. Outro patrimônio turco são os gatos. Como as tulipas, eles estão em toda parte, inclusive nos museus. A Sandra parou várias vezes para tirar fotos com os bichamos.
Ao lado da Mesquita Azul, fizemos a última parada do dia. Visitamos o terreno onde estava o antigo hipódromo romano. Hoje local é uma grande e ampla praça. Os únicos vestígios da sua  ocupação original são o traçado oval das ruas e dois obeliscos egípcios (de 2.500 anos de idade) trazidos pelos romanos para embelezar o centro da arena.


Como vocês viram, nem comecei a conhecer o país e já tive muito o que escrever. E tem muito mais esperando por nós. Vamos deixar um pouco para amanhã. Espero vocês.
Gule gule!  (Tchau em Turco)
** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11
Bandeira Turca
Mesquita Azul




Tulipas e Gatos
Hagia Sophia

                                 
                                     Interior da Mesquita Azul
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário