12 de abril de 2011

Pamukkale, o Castelo de Algodão

Estátuas Vivas

Chegar a Pamukkale é um visão fantástica. A primeira coisa que se vê, desde grande distância,  são as encostas da montanha totalmente brancas, como que cobertas de neve. O nome Pamukkale quer dizer, Castelo de Algodão. Mas o que cobre toda a montanha não é neve, nem algodão, é Cálcio, mas precisamente Carbonato de Cálcio. As águas termais que brotam do fundo da montanha trazem consigo uma grande quantidade deste mineral. O cálcio que desce com a água se solidifica e forma piscinas naturais. Caminhar através de suas águas mornas é um dos passeios mais interessantes na Turquia. É um lugar único!


Esta paisagem surreal e as fontes de águas termais logo atraíram muitas pessoas que passaram a viver nos arredores de Pamukkale. No século II a.C., o rei de Pérgamo fundou no topo da montanha a cidade de Hierápolis, que logo cresceu com a fama de lugar de cura para várias doenças através das águas medicinais. Por estar em uma zona de terremotos, a cidade foi destruída e reconstruída várias vezes, até ser finalmente abandonada no século VIII. As ruínas de Hierápolis se espalham por uma grande área que hoje é protegida pelo governo, mas aberta a visitação. Uma de suas atrações mais famosas e o túmulo do apóstolo Felipe. Sua Necrópole é a maior da Anatólia com mais de 12 mil tumbas. Outros lugares bem preservados são a casa de banho, latrinas, o templo de Apolo e o anfiteatro. Neste último, devido a sua excelente acústica e visão panorâmica de toda a região, ainda são realizadas apresentações musicais em datas especiais. 

Se você pretende visitar a região de Pamukkale, recomendo ficar pelo menos um dia inteiro (duas noites). Além das ruínas e das piscinas de cálcio, existem várias outras fontes termais onde é possível nadar e relaxar depois das caminhadas. A principal delas fica dentro das próprias ruínas, conhecida como Piscinas Antigas (Antique Pools). No fundo da piscina encontram-se colunas e objetivos pertencentes à decoração original do lugar. Aqui você pode, literalmente, dar um mergulho na história.

Nossa viagem prossegue. Vejo vocês amanhã.
Güle-güle!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia


Casa de Banho
Tumba Envolvida em Cálcio
Águas Termais
Piscinas Naturais
Castelo de Algodão
Família Goldschmidt
Hierápolis
Piscinas Antigas
Necrópole
Anfiteatro








Nenhum comentário:

Postar um comentário