6 de abril de 2011

Ancara, Hititas e Ataturk

Civilização Hitita

Hoje de manhã deixamos Istambul e voamos durante uma hora em direção ao interior do país. Nosso destino era Ancara, a capital da republica. A cidade é a segunda mais populosa da Turquia,  com mais de seis milhões de habitantes, porém muito diferente das demais. Mistura todo o dinamismo de uma capital política com um jeito tradicional de pessoas do interior. Em geral todos agradáveis e simpáticos. Ancara não é propriamente uma cidade turística, mas é importante sobre vários aspectos, especialmente o cultural.

Nossa visita começou com a visita de um antigo castelo na região mais alta da cidade. Dali tivemos uma visão de 360 graus de toda a cidade. A Sandra para variar, encontrou mais um amigo felino. Um dos muitos gatos espalhados por todos os cantos da cidade. Um mais lindo que o outro.

A nossa visita a Ancara tem o objetivo de conhecer um pouco mais da história da Turquia, o que fizemos visitando dois museus. O primeiro foi o Museu da Anatólia, voltado a mostrar o legado das civilizações antigas que viveram nesta região, especialmente a civilização Hitita que habitou a Anatólia de XX a XIII A.C.. Anatólia é o nome dado a toda península onde hoje está a  Turquia, um local que devido a sua geografia e clima ameno, era um caminho natural para as migrações e conquistadores vindos da Ásia em direção ao ocidente. Talvez por isto os turcos tenham uma miscigenação tão forte de tantas raças e etnias. O museu conta um pouco desta rica história abordando desde os primeiro habitantes (coletores e caçadores) até as civilizações mais recentes. 

A segunda parada foi em AnitKabir, um suntuoso mausoléu construído em homenagem a Ataturk, o maior herói nacional da Turquia. Na verdade, pode-se dizer que a Turquia se tornou o grande país que é hoje devido à visão e força deste homem cujo nome completo era Mustafá Kamel Artaturk. Ele era apenas um soldado quando o antigo Império Otomano (cuja capital era Istambul) perdeu quase todo o seu território para os aliados na Primeira Guerra mundial.  Depois de lutar contra os Gregos, Ataturk lutou pela liberdade de sua terra e conseguiu unir o povo para retomar toda a península de Anatólia e a parte da Trácia Oriental (porção europeia da Turquia). Com ajuda de amigos e a força da população ele declarou a independência da Republica da Turquia em 1923, trazendo o país para a era moderna. Seu pensamento humanista e uma visão avançada do mundo provocaram grandes reformas e uma aproximação com o ocidente. Dentre várias mudanças adotadas por ele podemos citar: A instauração da democracia, a criação de um Estado laico, o fim das escolas religiosas, a alfabetização do país, o direito da mulher votar e de ser votada, a mudança do alfabeto arábico para o hindu-latino, a pacificação do território e o conceito de que todos que vivem no solo Turco, independente de sua religião ou origem étnica, são e devem ser tratados com iguais. O resultado destas mudanças foi o fortalecimento da nação e um avanço nas questões políticas, humanas e comerciais que tornaram a Turquia um país poderoso e influente em toda região. Em retribuição ao seu trabalho o povo Turco deu a ele o sobrenome de Ataturk, que quer dizer: Pai da Turquia. Hoje seu corpo repousa sob em um lindo monumento, ao lado de um belo museu que conta toda sua história.  Para se entender e conhecer a Turquia é imprescindível conhecer e entender o trabalho de Mustafá Kamel Artaturk.

Amanhã, seguimos nossa viagem por terra em direção ao centro do país, mais precisamente para a região da Capadócia. Creio que teremos muito que mostra e contar. Até lá!

Peter Goldschmidt
www.familiagold.com.br  //  www.goldtrip.com.br
** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11


Sandra e Erick
Vaso na Anotolia













Sandra e seu amigo felino
Soldado em Atakabir









Anitkabir
Vendedoras









Museu da Anatólia
Mustafá Kamel Ataturk



Nenhum comentário:

Postar um comentário