14 de abril de 2011

De Maria a Ártemis

Kusadase
A riqueza arqueológica da Turquia me impressiona dia a dia. Sabe aquelas cidades antigas citadas na Bíblia e nos livros de história que você sempre imaginou como seriam, mas nunca pensou em conhecer? Pois é, muitas delas estão aqui na Turquia. Uma delas é Éfeso, citada várias vezes no Novo Testamento e a quem Paulo dedicou uma de suas epistolas (Carta aos Efésios).  As ruínas desta antiga cidade ficam a apenas alguns quilômetros de Kusadase, onde estamos alojados.  No entanto, antes de visitar este sitio arqueológico, fomos conhecer dois marcos do cristianismo na região. Uma delas é a casa onde, segundo a tradição, morou Maria, mãe de Jesus. Na verdade a casa mais parece uma pequena capela, com uma grande imagem de Maria e vários desenhos e relíquias.  O lugar é muito bonito, no alto de uma montanha repleta de bosques. O que destoa um pouco desta paisagem são as hordas de turistas e seus ônibus. É muita gente. Muita mesmo. Todos querem visitar este lugar.

Outro atrativo interessante, porém menos concorrido, é a Basílica de São João. Foi nesta região que o apóstolo de Jesus passou seus últimos anos, depois da sua prisão na ilha de Patmos (aqui perto). Seu corpo foi enterrado sob uma imensa igreja construída em sua homenagem. A igreja está em ruínas, mas vale uma visita.

O ponto alto do dia foi a visita a Éfeso, a cidade greco-romana que já foi uma das maiores e mais importante  do mundo. As ruínas desta cidade são bem grandes e ainda estão sendo estudadas. Éfeso foi um importante porto comercial e aqui viveram grandes filósofos e pensadores. A fachada de sua biblioteca ainda está de pé e é um dos cartões postais da cidade. O Teatro também impressiona pela sua grandiosidade, pois foi um dos maiores da sua época com capacidade para mais de 25 mil pessoas. As arquibancadas ficavam de frente para o mercado, o porto e o mar. Interessante é que nos últimos dois mil anos, toda a região do porto foi assoreada e o mar recuou cerca de oito quilômetros. A perda do acesso fácil ao mar Egeu contribuiu para declínio da cidade no século VIII.

Perto das ruínas de Éfeso ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Templo de Ártemis, a deusa romana da caça, da infância e da virgindade. O templo foi totalmente destruído no século V, mas seu lugar é marcado por uma única coluna que permanece em pé. Uma réplica do templo, bem como várias estátuas de Ártemis podem ser vistas no Museu de Éfeso que fica na cidade de  Selçuk (próximo à Basílica de São João).
Foi mais um dia de arqueologia e mais um banho de história. Realmente a Turquia é um país fantástico que vale a pena ser visitado com calma. Yarin Görüsürüz! (até amanhã em Turco)
** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11

Teatro para 25 mil pessoas
Túmulo de São João








Ártemis de Éfeso
Mosaico em Éfeso


Casa da Virgem Maria
Família na Latrina Romana


Basílica de São João
Multidão em Éfeso

Templo de Ártemis








Biblioteca de Celsius

















Nenhum comentário:

Postar um comentário