9 de abril de 2011

Capadócia


Paisagem Única

Passamos dois dias na região da Capadócia conhecendo seus principais atrativos. Posso adiantar que são muitos. Toda a região é coberta formações geológicas que lembram cones, monolitos, castelos e torres. Estas formações são o resultado da ação do vento e da chuva sobre dois diferentes tipos de materiais, o Tufo e o Basalto. As formações mais impressionantes estão no vale de Pasabag, onde encontramos as Chaminés de Fadas. São cones desgastados pela erosão com um topo (ou chapéu) feito de rocha basáltica. Andando por ali você sente-se em outro planeta. Os antigos habitantes da região logo descobriram que o tufo vulcânico podia ser facilmente removido e começaram a escavar cavernas. As primeiras foram construídas para  abrigar animais e colheitas. Depois foram usadas também com tumbas e finalmente como casas. Em Uçhisar encontramos várias destas casas ainda habitadas e em perfeito estado de conservação. Muitas delas foram transformadas em cafés e pequenos negócios. Uma grande parte da população da Capadócia ainda vive em casas escavadas nas rochas. Pelas leis atuais, elas podem ser habitadas, mas não alteradas. Os moradores tem que se adaptar ao desenho original feito a centenas de anos. 
 

Nos tempos de guerra ou perseguição religiosa, os antigos habitantes da Capadócia   recorreram à mesma técnica de escavação para se proteger, só que desta vez debaixo da terra. Existem cerca de 10 cidades subterrâneas, muitas delas construídas ainda no século V. Visitamos a cidade de Kaymakli, que tem seis níveis abaixo da superfície. As casas, cozinhas e  depósitos são interligados por um sistema de túneis com dezenas de quilômetros. Um verdadeiro labirinto difícil de ser detectado ou atacado pelos inimigos. Para suprir oxigênio e água, eram cavados grandes poços verticais.  A água vinha do fundo, enquanto o oxigênio entrava pela parte superior. Com certeza um grande feito da engenharia produzido com ferramentas rudimentares e muita vontade de sobreviver. 

À noite fomos conhecer um pouco da cultura turca através de um show de música e dança no restaurante Han Çiragan. Assistimos ao show com danças tradicionais trazidas de várias partes da Turquia e nos encantamos com o espetáculo (e com a comida). Também descobrimos que umas das mais importantes dançarinas folclóricas da região é uma brasileira. Maria Clara Sussekind, estudiosa de danças orientais, chegou a Capadócia há quatro anos para uma visita rápida,  se apaixonou pelo lugar e não saiu mais. 

Por hoje vou terminar por aqui, mas amanhã continuamos nossa visita à maravilhosa Capadócia. Gulë gulë!

Peter Goldschmidt
www.familiagold.com.br  //  www.goldtrip.com.br
** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11


Vale de Pasabag
Cidade Subterrânea



Chaminés das Fadas
Casa Cone

Família Goldschmidt
Camelo
Conforto na Caverna
Dança Folclórica





Vida Simples
Dançarina Brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário