10 de abril de 2011

Voando sobre a Capadócia

Museu ao Ar Livre de Goreme


Esta noite dormimos muito pouco. A razão é que às cinco da manhã vieram nos buscar para fazer o melhor, o mais emocionante e o mais concorrido passeio da Capadócia, o sobrevoo em balão. O mais surpreendente foi que não encontramos apenas um balão, mas cerca de 40 deles. Todos gigantescos e  capazes de levar até 22 passageiros. Foi uma aventura emocionante sobrevoar as imensas formações rochosas, os vales profundos e as pequenas vilas da Capadócia. Fizemos o tour com a empresa Sky Way, cujo proprietário, Alper Katranci, foi também o nosso piloto nesta aventura. Durante uma hora subimos e descemos várias vezes, ora voando rente ao chão, ora a mais de 400 metros de altura. O voo de balão é silencioso, pacífico e tranquilo, permitindo aproveitar cada minuto da viagem. Voltamos extasiados. Fantástico!

Seguimos então para conhecer um pouco da produção artística da região. Na Capadócia são produzidos artigos em pedra (Onix), madeira e cerâmica. Visitamos o atelier do conhecido ceramista Chez Galip. Ele nos fez uma demonstração especial e nos levou para conhecer sua galeria. A sua cerâmica na Capadócia (e na Turquia) é rica em detalhes e muito colorida. Usa como inspiração desenhos de antigas civilizações e inspirações islâmicas.  A Ingrid ganhou dele uma peça assinada e ficou muito feliz. 

Em seguida fomos conhecer fábrica de Tapetes turcos chamada Avanos Hasi. Os tapetes turcos são considerados um dos melhores do mundo e sua produção remonta há quatro mil anos. Na Hasi, os tapetes são todos feitos à mão por centenas de artesãs que trabalham na forma de cooperativa. Todos os motivos são tradicionais, copia de tapetes com centenas de anos de idade. Os tapetes são feitos de lã, lã com algodão e seda. Estes últimos são os mais caros, pois tem uma trama mais fina e, portanto, demoram mais tempo para serem produzidos. Um tapete de 2 metros quadrados de lã leva cerca dois meses de trabalho, enquanto outro com o mesmo tamanho feito com seda demora quase um ano para ficar pronto. Guiados por Husnü, especialista em tapetes, acompanhamos todo o processo de produção, desde a extração da seda até o acabamento final. Aprendemos muito e ficamos encantados com esta arte milenar. 

Depois de almoçar (falarei da comida turca em breve), fomos conhecer um dos atrativos mais importantes da região, o Museu ao ar livre de Göreme. Trata-se de um vale rochoso onde foram escavadas centenas de cavernas. No tempo do inicio do cristianismo, este lugar foi convertido em uma grande escola religiosa e suas escarpas  estão repletas de mosteiros, conventos, capelas e igrejas. A mais impressionante e conservada é a Igreja Escura (Karanlik Kilise). Sua capela esta totalmente coberta por afrescos sobre Jesus, os apóstolos e outros personagens bíblicos. As pinturas são belíssimas e apesar de terem sido feitas há muitos séculos ainda conservam vivacidade e  cores originais.
Terminamos nosso dia na Capadócia visitando algumas vilas da região como Göreme, Avanos e Ürgüp, lugares simpáticos construídos em perfeita harmonia com as formações de cones típicas da região. Amanhã começamos uma nova etapa da nossa viagem, mas este é outro assunto. Até lá!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11



Balões
Sobrevoo de Balão

Família Goldschmidt
Afresco da Igreja Escura


Retirando a Seda dos Casulos
Mini Tapete para Colecionadores











Ingrid com Galip
Demonstração com Chez Galip













Tapetes Especias
Melhor Vista














Nenhum comentário:

Postar um comentário