18 de abril de 2011

Cavalos de Tróia


Estreito de Dardanelos

Até pouco tempo atrás sua existência era apenas um mito. Somente no final do século XIX, com a descoberta do sitio arqueológico de Tróia é que esta cidade, imortalizada por Homero no clássico Ilíada, ganhou contornos de realidade. No livro, Tróia foi o palco de uma lendária batalha contra os Gregos, depois que um dos seus príncipes raptou Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. O nome ilíada vem do nome grego para Tróia, Ilios. 

As ruínas não são muito grandes e ainda há muito que ser escavado. Na verdade, no sitio arqueológico há vestígios de nove cidades de Tróia, uma construída sobre a outra. O estrato mais antigo remonta a 2.500 a.c. e o mais recente ao império Romano. Andamos por todas as ruínas e tiramos várias fotos em uma réplica do famoso Cavalo de Tróia, supostamente usado pelos Gregos para conquistar a cidade. Há dois cavalos, um na entrada das ruínas e outro no centro da cidade de Çanakkale (20 km de distância). Este último foi usado no recente filme Tróia e depois presenteado por Hollywood à cidade.

No nosso caminho para Tróia fizemos uma parada para um “xixi básico”. Para nossa surpresa encontramos um banheiro diferente. Todos eram decorados com bugigangas de plástico, fotos, desenhos, flores falsas, enfim tudo o que você pode (e não pode) imaginar. Foi um xixi meio estranho com todos os bonecos olhando pra você. Sinistro!

Agora nosso roteiro nos levou a deixar o mar Egeu para trás para atravessarmos o estreito de Dardanelos, novamente para o lado europeu da Turquia. Vamos descansar um dia em Istambul e depois voltar para casa. Amanhã vou preparar um resumo de nossa viagem e publicar algumas fotos inéditas. 
Espero vocês aqui! Güle-güle!

** Este post se refere a viagem feita pela Família Goldschmidt a Turquia em Abril/11



Ruínas de Tróia
Família no Mar Egeu

Banheiro diferente
Cavalo de Tróia de Çanakkale




Cavalo de Tróia das Ruínas


Tróia




Por do sol em Dardanelos
Atravessando Dardanelos



Nenhum comentário:

Postar um comentário