19 de abril de 2011

Güle-güle Türkiye!


Família em Istambul

Hoje é nosso último dia na Turquia. A viagem foi fantástica, completa, perfeita! Encantei-me com este país assim que pisei nele. Outro mundo, outra cultura, uma mistura de civilizações, raças, religiões e histórias. Uma verdadeira ponte entre o oriente e o ocidente.

Em nossa despedida da Turquia quero agradecer a MTI Travel que nos proporcionou esta viagem, especialmente ao pessoal de Ertan e Tolga. Quero também agradecer ao guia Emin, que nos revelou Istambul. Um “thanks” especial vai para o guia Polat e o motorista Ismail que nos acompanharam durante a maior parte do tempo em nosso giro pelo Turquia. Posso garantir que a paciência deles é muito grande, pois nós da Família Goldschmidt sempre queremos um pouco mais de cada passeio e paramos quase toda hora para fotografar e filmar. Guiar-nos é uma experiência cansativa. Rsrsrsrsrs!  

Quero terminar falando do povo Turco. Encontrei durante estes 17 dias muitas pessoas amáveis, simpáticas  e sempre prontas a ajudar. Elas representaram muito bem esta nação e nos sentimos bem acolhidos por todos. Em geral as pessoas são educadas, gentis e muito hospitaleiras.  Os turcos também são ótimos negociantes, sempre abertos a uma boa pechincha. Gostam de fazer um bom negócio, mas se você não compra nada, eles continuam sorrindo e lhe tratando bem. Sempre simpáticos. Apesar de a língua turca ser um pouco complicada para nós, conseguimos nos comunicar bem através do inglês, do espanhol e da mímica, uma espécie de “linguagem universal”.
A comida é um pouco mais temperada que a do Brasil, mas muita variada e saborosa. Usam muitos temperos diferentes e exóticos. Eles também são loucos por Iogurte. Ele aparece nas refeições de várias formas e tem até uma bebida feita com ele: o Ayran. É uma bebida que mistura doce com salgado. Eu não gostei muito, mas eles adoram. Os doces são saborosos e variados. Procure provar a “Delicia Turca” uma espécie de goma com açúcar. O sabor faz jus ao nome. Prove de tudo, experimente! Afinal, conhecer um país e também conhecer os seus sabores.

As estradas são em geral de boa qualidade. Encontrei muitas rodovias em obras nos quase três mil quilômetros de rodamos pelo país. Há bons postos de serviços e muitos policiais nas estradas. A polícia é séria e confiável, o único problema para nós brasileiros é o idioma. O combustível é caro, cerca de R$ 3,50 o litro (Abril/11).

A alta temporada para turismo na Turquia começa em Abril e vai até Novembro. Dentro destes, o pico é entre Junho a Agosto, por serem também os meses mais quentes. Em alguns lugares a temperatura chega fácil aos 45 graus centrígrados. No inverno também é possível viajar. É mais frio, mas tem suas vantagens: Tem menos turistas, é mais barato e a neve dá um toque especial na paisagem.
A moeda é a Lira Turca, que hoje (Abril/11) tem um valor 10% menor que o Real. Os preços em geral são mais baixos que o Brasil. Posso dizer que em média 30% mais baixos (Abril/2011). O artesanato é rico e variado. Da vontade de levar tudo. Em geral é mais barato fora de Istambul onde você consegue negociar melhor. Cada região tem o seu próprio artesanato, então vale a pena ir comprando aos poucos. 
 Levo da Turquia lindos presentes, mas principalmente boas memórias, ótimas experiências e muitos amigos. Espero voltar em breve. Se quiser conhecer a Turquia e ver tudo com seus próprios olhos, entre em contato conosco através do site da Gold Trip (www.goldtrip.com.br). Até breve!

Deixo vocês com algumas fotos “meio diferentes” da nossa viagem.
Espero que  gostem.

Güle-güle Türkiye!

Casando com a filha
Com Natur e Tolga



Com Polat e Ismail
Deuses Gregos

Pumukkale

No Mar Egeu

Muito cansados
Viaje Comigo no balão
Amor pela Turquia
Mulher Vaso - Ankara


Museu da Anatólia
Quem tem mais estilo?

Caravan Sarray
Chafariz em Éfeso


Sandra e seus gatos turcos
Voando em Pamukkale


















Pudor em Afrodisias










Mercado Egípcio














































































Cidade Subterrânea na Capadócia
Hagia Sofia




















Nenhum comentário:

Postar um comentário